Qual baralho de tarot escolher: Waite ou Lenormand?

Cartas de tarot sobre a mesa

Vamos direto para a resposta: ambos. Ambos os baralhos tem suas utilidades, seus defeitos e acertos e ambos podem ser usados em ocasiões diferentes para diversos fins, sejam semelhantes ou não.

O baralho Waite é um dos baralhos de cartomancia mais comuns e tradicionais. Composto por 78 cartas divididas em 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores, é o baralho mais conhecido de tarot mundo afora, sendo referenciado em diversas obras cinematográficas e literárias, como Jojo's Bizarre Adventures, por exemplo. Alguns dos grandes diferenciais do baralho quando lançado foi a presença de ilustrações para os arcanos menores e a tentativa de se libertar das ilustrações cristãs típicas (como o Papa e a Papisa) mantendo a clássica simbologia alquímica.

O baralho Waite não é um mero objeto de adivinhação, mas sim um item religioso e espiritual carregado de poder e significado. Com os 22 arcanos maiores correspondendo a arquétipos conhecidos na psicologia jungiana, às 22 letras do alfabeto hebraico e também a conhecimentos cabalísticos envolvendo a árvore da vida, e com os 56 arcanos menores correspondendo a arquétipos generalistas, acontecimentos comuns do cotidiano e com embasamento nos quatro elementos alquímicos, ele se torna não apenas um item mágico, mas poderoso para autodescobrimento.

Nanswap

Com variações conhecidas, como o baralho de Marselha, e o Tarot de Crowley, é um dos baralhos mais estudados do mundo e da história, com correspondentes mágicos em quase todas as tradições esotéricas, possuindo usos quase ilimitados. Uma ferramenta difícil de dominar, mas, depois de dominada, se torna a mais versátil possível.

Enquanto isso, o baralho "Le Petit Lenormand", ou simplesmente Lenormand, é um baralho de 36 cartas baseado nos estudos de uma cartomante francesa chamada Marie-Anne Lenormand, considerada uma das maiores cartomantes que já existiu. Ele foi construído pensando justamente na versatilidade e na facilidade de interpretação das cartas, e, ainda que você não goste muito do baralho Lenormand, ainda tem que admitir que é muito mais fácil interpretar algo como a carta 25 do baralho Lenormand (aliança de compromisso) que um 2 de Copas, ainda que, dado o contexto, seus significados sejam semelhantes.

O Lenormand não é um baralho religioso como o Waite, mas sim prático. Responde perguntas simples, de forma direta e às vezes até grosseira, é fácil de aprender, fácil de dominar e fácil de usar. Sua praticidade não é apenas uma vantagem, mas o principal motivo do baralho existir, porque, ao contrário do baralho Waite, ele não tenta responder todo tipo de pergunta profunda e metafísica, mas sim se foca em fazer apenas uma coisa e de forma bem feita: dar respostas objetivas e claras sobre assuntos específicas.

Minha recomendação pessoal: tenha os dois. Por que não? Eles ocupam pouco espaço físico e o uso de um não prejudica o uso do outro.

Claro, se tiver que escolher apenas um, eu recomendaria o Waite, por sua versatilidade e profundidade. Embora o Lenormand seja mais direto, suas respostas mais curtas carecem de profundidade e possuem menos usos práticos, se limitando a respostas mais objetivas.

Gostou do post? Compartilhe com os amigos, e dê mais sugestões nos comentários.

Comentários