Como praticar bibliomancia?

Servos astrais: perguntas e respostas

Magista cheio de servos astrais

Para que possamos obter uma percepção mais vasta acerca do papel dos servos astrais, ou servidores astrais, na magia do caos, é bom antes darmos uma mapeada para podermos compreender com mais naturalidade e precisão seus aspectos mais importantes. Tendo isso em mente, e visando responder as principais dúvidas e questionamentos acerca desse tema que corresponde a um dos métodos mais versáteis e eficazes para o uso de magia do caos.

O que é um servo astral?

Um servo astral, na prática, é um sigilo mais complexo (e com algumas diferenças), que pode ser reutilizado centenas ou até milhares de vezes. É um ser artificial, criado com a energia psíquica do magista, e que pode habitar a mente dele ou qualquer lugar previamente designado. Funcionando como uma egrégora pessoal, um servo astral é uma forma-pensamento desenvolvida para que determinado intento do magista seja realizado.

O servo possui características específicas que podem ser aplicáveis dependendo de qual seja seu intento. Por exemplo, se você quer ganhar muito dinheiro, pode criar um servo astral que seja carismático e manipulador e guie pessoas para seu site contratar seus serviços, ou pode contratar um que tenha as características desejadas e que tenha sido criado para fazer o serviço desejado, como o Sr. Fortuna, por exemplo.

Se o servo for público, ele se torna vivo enquanto existirem pessoas cedendo energia para ele, e pode habitar na mente de cada uma dessas pessoas (caso o magista tenha o criado para agir assim). Ele ainda pode ser ressucitado caso mais e mais pessoas passem a contratar seus serviços mesmo depois de ele ter sido desativado por décadas.

O que não é um servo astral?

Seu sigilo qualquer feito pra algum desejo aleatório não é um servo astral, pois ele não constitui por si só uma forma-pensamento. Seu sigilo é, na verdade, um intento, um desejo, uma imagem rudimentar do que poderia ou não ser seu pensamento. Ele pode ser transformado, de alguma forma, em um servidor, mas não devemos confundir um com outro.

Um demônio não é um servo astral. Embora algumas figuras divulgadas por aí como demônios possam sim terem surgido como servos astrais, os servos astrais não possuem vontade própria ou mesmo propósito geral. Ao invés disso, funcionam como programas de computador. Você projetou seu servo pra ter vontade própria? Então ele terá. Você não pensou nisso antes e o projetou como um mero escravo? Então ele não terá. Mas, mais do que isso, o propósito de um servo é fixo, ou seja, ao contrário de um demônio ou outros tipos de entidade, o servo faz apenas o que é projetado para fazer, e nada mais. Se você pegar um servo como a Tulpa (que tem como objetivo atrair mais parceiros sexuais) e tentar usar ele para atrair dinheiro, não vai acontecer nada de especial, porque esse servo não foi programado pra isso e nem sequer saberia como o fazer.

Um elemental não é um servo astral. Embora os elementais sejam sim criados de forma espontânea pelos seres humanos através da manifestação de suas emoções, os elementais funcionam mais como manifestações emocionais dos seres humanos que podem ou não ter certo nível de vontade própria ou simplesmente servir como âncora energética para reduzir flutuações. Enquanto isso, os servos astrais são formas-pensamento, independentes das emoções, que agem de forma autônoma, pré-definida e previsível, para operar uma ou outra mudança específica na realidade através da alteração das probabilidades. Em suma, se quer manter suas energias sempre positivas, manipule elementais, agora, se quer um novo emprego ou outra coisa extremamente específica, use um servo astral.

Deus não é um servo astral. Deus é absoluto, e tentar O manipular da mesma forma que um servo astral só vai te causar problemas gravíssimos. Para Deus, você implora, suplica, agradece, louva e adora. Para um servo, você faz um contrato, alimenta e o bane depois do serviço já feito.

Como eu sei se um servo astral está cumprindo o que ele deveria cumprir?

Assim como em toda magia do caos, o servo astral opera se você acredita que ele opera. Se você acha que ele não está funcionando, pasme, ele não vai funcionar, enquanto, se acreditar que ele está operando, ele vai funcionar.

O ideal é ativar o servo e o alimentar com regularidade (até que não precise mais dele), mas com fé de que o feitiço teve efeito e o servo está ativo, e, na maior parte do tempo, simplesmente ignorar a existência dele. Os servos atuam no subconsciente, e ficar manifestando ele no consciente toda hora gera ansiedade, que aplica força contrária à realização de seu objetivo.

Qual o limite de um servo astral?

Basicamente, o limite é você.

Como ativo um servo?

Um servo astral geralmente tem sua forma de ativação em sua ficha. Por exemplo, a Khundalina é ativada através da meditação sobre seu sigilo, a manifestação do intento e a pronúncia do seu nome.

Claro que, independente, todo o servidor pode ser ativado da forma que você preferir, independente do que estiver em sua ficha, seja através da meditação, do uso de velas ou de qualquer outra coisa.

Exemplo

Eu contratei recentemente a Khundalina, serva astral capaz de causar saudades no alvo, hipnotizá-lo e outras coisas mais, com o objetivo de melhorar a opinião de uma pessoa sobre mim. Embora, na ficha dela, diga para desenhar o sigilo no papel, eu o desenhei no pulso e recitei seu nome três vezes, repetindo o processo ao menos uma vez a cada 2 dias como forma de a alimentar e lhe dar poder para realizar o intento.

Como alimento um servo?

um homem de terno fumando um charuto e alimentando seu servo astral

Embora você possa ativar um servo da forma que preferir, alimentar é outra história. Cada servo tem em sua ficha sua forma de alimentação justamente porque é algo específico do mesmo (músicas, velas, sentimentos ou quaisquer coisas que você tiver em mente durante a criação do mesmo), e são a energia que o servo usa pra se manifestar no plano físico ou mesmo no plano astral.

Você pode alimentar seu servo de outras formas, porém, para isso, você tem que entender duas coisas. A primeira é que seu servo se alimenta de atenção, ou seja, independente do que tenha na ficha dele, quanto mais atenção você der a ele, mais ele vai ser energizado para fazer seu intento. Porém, o que tem na ficha é uma receita de bolo, então normalmente funciona bem. Recomendo que comece com isso.

Não esqueça que todo servo vai te vampirizar, seja um pouco ou muito, então simplesmente cuide para que essa vampirização seja positiva para ambos, e não um mero parasitismo.

Exemplo

Como eu disse, contratei a Khundalina. Para a energizar, repeti o encanto de ativação, soprei em seu sigilo e meditei sobre ele para lhe dar o máximo de energia psíquica possível. Além disso, em outra contratação da mesma serva, como se tratava de um caso de amor, lhe dei uma vela vermelha e uma flor. A energização depende muito mais de você dar energia psíquica para um servo (e do tipo de energia que você dá a ele) do que, de fato, do método.

Como banir um servo?

O banimento é uma das etapas mais importantes do uso de um servo astral, porque o uso de um servo consome energia psíquica enquanto o mesmo estiver atuando. Na ficha do servo, (quase) sempre tem uma forma de banimento padrão para aquele servo, mas você pode fazer outro ritual de banimento para ele, e existem várias maneiras conhecidas, como queimar seu sigilo enquanto agradece pelos seus serviços, queimar o contrato de ativação, entre outros.

Exemplo

Na contratação de um servo astral, coloquei um papel com o sigilo dele em um lugar que ficava sempre visível quando eu estava no computador. Quando o intento foi concluído, eu esperei um dia da semana que se adequava com a energia do servo contratado, acendi uma vela, agradeci em voz alta o servo e queimei o sigilo.

O que é um contrato?

Mago com contrato

O contrato era originalmente apenas a ficha do servidor, porém, com o avanço da magia do caos, muitas pessoas passaram a manifestar o intento da contratação em um contrato. Vejamos um exemplo:

Ó grande servidora Lovely, te evoco neste momento para que faça com que a minha amada Fulana se torne doce como o mel e que tenha pensamentos agradáveis como as rosas. Ilumine o coração de Fulana, para que ela seja tocada pelo seu dulçor e para que nossa relação se torne cada vez mais agradável. Desde já agradeço.

Assim, você tem uma descrição muito mais clara do quê você pretende ao contratar o seu servo, e também uma forma de proteger seu intento de eventuais problemas negativos causados por você simplesmente não saber descrever com precisão o quê exatamente você pretende na contratação.

Claro, escrever um contrato de servo astral não é obrigatório, então você não precisa escrevê-lo se não o quiser. Porém, é um ótimo exercício, e eu recomendo.

Como escolher um servo público?

Mago estudando pergaminhos antigos

Existem inúmeros servos astrais disponíveis na internet pra quase qualquer coisa, alguns mais, e outros menos eficazes. Então, como você pode escolher seu servo?

O primeiro conselho que te dou é para não pegar qualquer servo construído porcamente. Colocar um sigilo aleatório com uma menina de anime o representado não constitui um servo astral, ou, ao menos, não um servo astral bom, afinal, quanto maior o esforço empregado para

O segundo conselho é buscar o servo mais específico possível. Se você quer um servo para atrair o amor verdadeiro, não faz sentido usar um servo para atrair parceiros sexuais de forma genérica. Para buscar um servo que te ajude com estudos de idiomas, é melhor usar um servo de aprendizado de idiomas que um servo genérico para estudos. Então, busque um servo que seja específico, para que tenha um efeito melhor para o uso que você pretende.

O terceiro conselho que te dou é evitar o uso de servos que usem formas de alimentação específicas, como sangue ou energia vital. Esse tipo de coisa pode consumir suas energias e ferrar não apenas seu físico, como também o seu psicológico.

O quarto conselho que eu te dou é ler a ficha do seu servo até o fim, seja uma, duas, três vezes ou quantas forem necessárias. Pense que pode ter um servidor de perda de peso com a habilidade de amputar membros. Você faria esse acordo? Aceitaria que um servo de perda de peso arrancasse sua perna para que você perdesse 20 quilos? Eu não o faria, e, por isso, te digo que é bom que você sempre leia a ficha do servo que você pretende usar quantas vezes forem necessárias, para que ele seja previsível. Também avalie as possibilidades desse servo poder desviar das limitações do seu contrato. Por exemplo, se seu servo tiver as habilidades para sussurrar coisas doces, causar sonhos felizes, relembrar momentos positivos e hipnotizar pessoas, e você usar ele para consertar um namoro, o servo pode tanto trazer de novo momentos felizes à mente da pessoa infeliz como também pode tentar hipnotizar a pessoa e mudar a sua vontade própria, violando o livre arbítrio, e causando, mesmo que acidentalmente, uma amarração (e com todas as consequências de uma amarração).

O quinto conselho que eu te dou é cautela no uso de servos. Mesmo que sejam úteis para tudo, eles tem custo, e você tem que ter esse custo em mente, já que, se você não o pagar, o servo pode não fazer o que você quer (caso o pagamento seja anterior) como também pode se voltar contra você (caso o pagamento seja posterior) tomando de você a vantagem desejado. Pague suas dívidas sempre, principalmente com o mundo astral, pois essas são as dívidas que mais custam. Isso não é exatamente uma dica de como escolher um servo a ser contratado, é mais uma dica de como você deve fazer para não ter resultados negativos com o servo astral.

Dadas essas dicas, a escolha do servo fica razoavelmente fácil.

Um servo astral pode te incomodar caso você não o contrate?

Sim e não.

Um servo astral não tem autonomia, ele não pode simplesmente decidir ferrar com sua vida de graça, ou melhorar ela, simplesmente por simpatia. Ele só aparece por um motivo bem simples, que é o de ser alimentado e ter sua existência perpetuada, em troca de um favor, ou mesmo de ajuda para obter algo interessante.

Porém, um servo astral pode ser contratado para te fazer mal, então, de certa forma, ele pode sim te fazer mal mesmo que você não o contrate, mas não sem possuir um contrato em nome de alguém.

Eu posso ter um servo mantido de forma perpétua?

Sim, um servo pode ser mantido de forma perpétua, especialmente se ele possuir um objetivo geral (como atrair dinheiro, parceiros sexuais, melhorar sua aparência ou garantir sua segurança), desde que você o alimente apropriadamente. Porém, não se esqueça que ele vai consumir uma quantidade regular tanto de energia psíquica quanto de seus recursos físicos, e isso de forma constante pode te desgastar, principalmente em momentos de grande tensão, como um TCC de faculdade, por exemplo.

Além disso, dependendo de como o servo foi construído, ele pode acabar agindo como o causador de seu motivo para existir. Por exemplo, se ele foi criado para te ajudar a conseguir dinheiro para pagar as contas, e você o mantiver de forma ininterrupta ativo, você está assumindo o risco de que ele, em algum momento, comece a criar dívidas para que você precise cada vez mais dele, para que ele receba ainda mais energia. Esse tipo de coisa é extremamente comum principalmente entre servos privados, que dependem unicamente de uma pessoa específica como fonte de energia. Isso é ainda mais comum caso o servo seja criado para ter vontade própria ou autonomia, e esse é um dos muitos motivos que magistas mais experientes evitam dar personalidade a todo e qualquer servo astral que eles criem.

Como assim "personalidade"?

Alguns servos astrais ganham de seus criadores alguns atributos diferenciados, como personalidade, aparência, mantras, coisas que o agradam, coisas que o desagradam, entre outros. Isso tem várias vantagens, como aumentar o grau de conexão e familiaridade entre o servo contratado e o contratante, fortalecendo o vínculo e aumentando o poder e autonomia do servo ao torná-lo algo mais palpável. Porém, isso fará com que você não seja mais obrigado a lidar com um sigilo que faz o quê você manda, e sim a agradar um espírito artificial de temperamento variável e que tem o direito de aceitar ou recusar algum de seus pedidos baseado unicamente no humor dele e se você fez as coisas da forma que ele ache apropriadas. Além disso, como já dito no tópico anterior, isso também faz com que você esteja usando uma entidade que pode chegar a conclusão que é mais fácil ela criar situações que façam você precisar dela que cumprir o seu desejo e receber a sua energia como agradecimento.

Claro que tudo isso depende muito mais da crença do magista do que, de fato, em como o servo foi criado, mas é importante ter isso em mente, principalmente se você for iniciante.

Como assim "crença"?

Como em tudo na magia do caos, um servo astral basicamente fica mais forte conforme você crê nele, e ele se manifesta de uma forma mais específica conforme a sua crença diga que sim. Sua fé é o que molda a realidade, não o oposto.

Posso usar um servo astral em conjunto com algum feitiço?

Sim, assim como também pode substituir o feitiço pelo servo astral. Por exemplo, você pode usar um honey jar comum em conjunto com a serva "The Lovely" (que possui efeitos semelhantes), ou pode mesmo substituir o honey jar pela própria serva (já que seus efeitos são quase equivalentes).

Posso anular o efeito de algum servo astral que esteja fazendo algum trabalho contra mim?

Sim, é possível anular ou neutralizar os efeitos de um servo astral que esteja agindo contra você. Algumas opções para isso são banhos de limpeza energética (com sal grosso, arruda e alecrim, entre outros), defumações (com incenso ou arruda, por exemplo), o uso de magia salmífica (com o Salmo 7 para remover feitiço, o Salmo 54 para reverter o mal e seus efeitos ou o Salmo 91 para proteção) ou algum ritual de banimento simples.

Um servo astral pode se manifestar no plano físico (com um corpo físico)?

Não estou dizendo que é impossível, mas improvável. Servos astrais nem sequer possuem energia o bastante para o fazer, e, mesmo que algum servo consiga energia o bastante para se mostrar fisicamente e dizer "olá", ainda assim a energia dele seria extremamente limitada, e ele não iria ficar querendo gastar ela a toa com bobagens.

Achei o uso de servos ruim, posso simplesmente não os utilizar?

Sim, ninguém é obrigado a nada, e existem diversos outros feitiços e meios para obter resultados sem utilizar servos astrais.

Existem vantagens de se contratar um servo público ao invés de um servo privado?

Sim, e são muitas. Vamos citar as três principais.

A primeira delas é energia: um servo público possui energia remanescente de outras pessoas que o contrataram anteriormente, o que o permite obter resultados mais expressivos em menos tempo.

A segunda delas é a facilidade: você não precisa gastar horas e horas pensando em como criar um servo para cada intento, pode simplesmente pegar servos que já existem e que são muito bem documentados. Isso vai te poupar muito tempo e esforço, e vai garantir que você tenha mais energia e tempo para fazer outras coisas, como, de fato, correr atrás de seus desejos. Além disso, esse tipo de contratação não requer conhecimento prévio, então é ideal para principiantes.

A terceira delas é o custo menor. Você não vai precisar gastar tanta energia para o evocar, para o alimentar e nem para o agradecer, já que ele se alimenta da energia do coletivo, o que torna a existência dele bem mais tranquila.

Existem vantagens de se contratar um servo privado ao invés de um servo público?

Também são muitas. Para sermos justos, vamos citar as três principais.

A primeira é personalização: um servo astral privado pode ser muito melhor personalizado que um servo astral público, podendo ser utilizadas para fins muito mais específicos.

A segunda é o controle: o foco de um servo privado não é disperso entre vários usuários, o que te dá mais controle sobre eles. Além disso, um servo público pode ter energias distintas, inclusive energias negativas ou instáveis, o que poderia, teoricamente, alterar levemente (ou drasticamente, dependendo de quanta energia foi empregada) o resultado. Por exemplo, digamos que você contrate um servo que tenha sido criado para fortalecer relacionamentos românticos, mas a maioria das pessoas o usa para fazer amarrações amorosas. O que você acha mais fácil de acontecer: o servo agir de acordo com o que você espera sem nenhuma ressalva ou ele ser inclinado a tentar amarrar vocês, ainda que de forma mais leve e discreta? Com um servo privado, esse problema some, já que as energias são apenas suas.

A terceira é a discrição. Os efeitos de um servo privado podem ser alterados para que ele seja muito mais discreto que um servo público, sem fazer alguma coisa mais gritante.

Um servo privado pode ser divulgado?

Sim, mas aí ele vai se tornar um servo público.

Muitos magistas fazem um contrato com servos privados colocando como agradecimento do efeito a transformação em servo público após o efeito ser obtido. A maioria dos servos públicos que temos hoje na internet foi criado desta forma.

Meu servo astral tá me causando problemas, o quê eu faço?

Simples: bane ele. Se ele tem um sigilo, queime o sigilo, agradeça pela ajuda e diga que o contrato foi encerrado. Se você tem um contrato escrito, queime também. Se necessário, faça uma oração ou um ritual de banimento.

Não tem mistério. Servo fez bobagem? Bane. Servo tá te vampirizando? Bane. Servo tá causando motivos pra ser ainda mais necessário? Bane. Saber a hora de cortar laços com aquele empregado chato da manutenção que estraga as máquinas de propósito pra mostrar serviço consertando e saber quando encerrar o contrato com um servo chato que fica te causando problemas pra que ele mesmo possa resolver são coisas análogas.

Criei um servo com personalidade, conversei com ele em estado de gnose e me apaixonei por ele, o que eu faço?

Procure um psicólogo ou psiquiatra. Servos astrais não tem vontade própria, você está passando por uma crise grave de narcisismo.

Aliás, eu nem sei o motivo de ter que explicar isso, mas já encontrei uma pessoa extremamente carente que passou por isso, então achei importante reiterar: não existe nenhuma possibilidade do seu servo astral ter qualquer conexão emocional verdadeira com você. Seu servo é como se fosse um programa de computador desenvolvido pra fazer alguma coisa específica. Dar personalidade pra ele não o torna nem de perto comparável a um ser humano.

Entenda: você não está conversando com um espírito real, está conversando com um ser sintético criado e alimentado a partir de uma faceta de seu próprio inconsciente ou do inconsciente coletivo de diversas pessoas com um objetivo em comum.

Isso tem relação com a tal "lei da atração"?

De certa forma, sim. Em suma, lei da atração é magia do caos para não-iniciados.

Pense no universo e no seu subconsciente como sendo o gênio da lâmpada (exemplo real do livro "O Segredo"). Nesse contexto, um servo seria, basicamente, um mini-gênio gerado a partir do primeiro para realizar um desejo específico. Nada mais que isso.

O que dá mais resultado: servo astral ou feitiço?

Nem um, nem outro, não são coisas mutuamente excludentes.

Criei um servo e fui ver no tarot se ele tá fazendo seu serviço, funciona?

um mago estudando cartas de tarot sentado em sua poltrona e fumando seu cachimbo

Sim e não. Ver no tarot é interessante às vezes, mas isso demonstra que você não tem plena confiança no seu servo astral, o que puxa o efeito dele para trás. É como você comprar um carro para ir de São Paulo até a Patagônia, e, a cada 50 Km, voltar 20 Km para trás. Simplesmente não faz sentido.

Confie no seu servo, acredite que ele tem poder para cumprir seu desejo e espere o resultado. No máximo, veja se tem algum empecilho que deve ser removido para que seu servo tenha mais facilidade para operar, mas não pergunte "ei, tarot, meu servo astral está trabalhando ou ele é preguiçoso?" porque isso é, basicamente, provar que você não confia nele, e tirar a força que ele tinha para realizar seu desejo. Você contrataria um sujeito para lavar seu carro e depois lhe tiraria o sabão e a água? É a mesma coisa.

Contratei 20 servos e estou me sentindo cansado, o quê fazer?

Primeiro, volte para o tópico onde eu explico o quê é um servo astral e releia a parte em que eu digo de onde sai a energia dele para cumprir desejos. Contratar 20 servos de uma vez indica ou que você é uma pessoa extremamente avançada no campo da magia e que possui muito poder e energia ou que você é um amador que não estudou nem sequer o básico o suficiente para não se envolver em problemas.

Contratei um servo astral para resolver problemas no meu relacionamento, deixei ele ativo o tempo inteiro e agora meu namoro virou uma montanha russa cheio de altos e baixos, o quê fazer?

Novamente, você não leu os tópicos anteriores. Servos astrais podem se tornar parasitas astrais, causando problemas pra que você dependa cada vez mais deles. Novamente, faça um banimento e tente resolver seus problemas amorosos sozinho, contratando outro servo (e lembrando de o banir depois) ou fazendo um feitiço de adoçamento (como o clássico honey jar, por exemplo).

Tem dia certo para evocar os poderes de um servo astral?

Não, porém o servo tem sua ativação e seus efeitos ampliados em dias específicos da semana e da astrologia. Comece lendo o guia hoodoo dos dias da semana, vai ter uma noção mais clara do quê eu quero dizer.

Quando não devo evocar um servo?

A princípio, quando você não tem energia ou confiança para energizar o servo ou lhe clamar o intento.

Por exemplo, você está dormindo apenas algumas horas por noite porque está em dois empregos, seu emocional está completamente desestabilizado porque sua namorada terminou com você porque você age como um completo viciado por trabalho, seu psicológico tá afetado por causa das noites em claro tentando fazer as contas se equilibrarem depois que seu carro deu perda total e você teve que comprar outro porque precisa trabalhar e você ainda está passando por crise de abstinência de nicotina porque não tem mais um tostão furado no bolso pra comprar nem sequer um maço de cigarro paraguaio com um doce sabor de chorume.

Será que, nessas circunstâncias, valeria a pena você contratar um servo astral para fazer qualquer coisa que seja?

Quais servos funcionam melhor?

Os que só agem sobre você e que só dependem de você. Por exemplo, você quer que tudo saia bem em um encontro com uma garota e pode optar entre dois servos: Aros, contratado para manipular uma pessoa para que se sinta ainda mais atraída (romântica e sexualmente) por você, ou Dorkus, que melhora a sua beleza física. Se escolher Aros, ele pode alterar comportamentos e sussurrar ideias, mas Dorkus vai ter resultados melhores e mais poderosos, te fazendo se alimentar melhor, dormir melhor, praticar mais exercícios e alterar padrões de higiene e outras coisas relacionadas.

Além disso, os servos que atuam em comportamentos tendem a trazer resultados melhores que os que atuam em objetos. Se você pedir a um servo por um emprego ou por prosperidade, alterando o seu comportamento e o das pessoas ao seu redor e seus empregadores, ele tende a ter um resultado muito melhor que o de um servo que te traga dinheiro, de forma físico.

Servos criados para um objetivo funcionam melhor para o objetivo especificado que para objetivos que são apenas relacionados. Um servo para reconciliação amorosa funciona melhor para reconciliar um casal brigado que para unir duas pessoas que nunca tiveram nada, um servo para atrair parceiros sexuais funciona melhor para o que foi feito do que para amarrar uma pessoa em específico.

Por fim, um servo bem energizado funciona melhor que um mal energizado, então, alimente bem o seu servo, já que a energia dele significa que ele terá mais poder para realizar seus deveres.

Posso mudar o livre arbítrio de outra pessoa com um servo astral?

Eu não recomendaria nem tentar, porque geralmente dá errado, e, se der certo, o custo é bem alto.

Por fim

Estudar servos astrais pode ser algo difícil no início, mas não é o tipo de coisa com que você deve se sentir intimidado. Tenha calma, leia quantas vezes for necessário os tópicos acima e as fichas dos servidores que você deseja contratar

Comentários