O que é hoodoo?

O que é hoodoo?

Você já deve ter se deparado antes com termos como hoodoo e voodoo. Mas o quê esses termos significam?

O que é hoodoo?

Hoodoo: uma tradição sincrética afro-americana

Hoodoo é uma tradição mágica afro-americana, estabelecida majoritariamente no território de Nova Orleans nos Estados Unidos, combinando elementos africanos, religiosidade protestante, magia europeia (principalmente de grimórios medievais de vários tipos, como a franga preta e o grimorium verum) e o clássico "tentativa e erro". Com o status de magia popular, tende a se preocupar muito mais com o resultado do que com o método (da mesma forma que a magia do caos), porém com uma estrutura própria e ritos tradicionais (assim como wiccas e outras tradições mágicas).

Os feiticeiros hoodoo (também chamados de "root doctors", ou "doutores de raiz") tem como seus instrumentos mágicos não coisas complexas, mas a própria cozinha de suas casas. Ervas, temperos, vegetais e frutas se tornam suas oferendas e métodos mágicos. Comparado ao mago ocidental, o root doctor pode realizar qualquer ritual desde que tenha uma cozinha bem abastecida, um pedaço de pano, um pouco de terra, algumas velas e uma Bíblia, com poucas variações entre os métodos de um mago e outro, sendo muito mais influenciados pela abundância de recursos do local do que por grandes diferenças culturais.

Embora o tarot Waite seja o mais usual para novos ocultistas, o hoodoo tradicional o desconhece. Por suas tradições terem surgido em um contexto camponês, tradicionalmente outros oráculos mais simples e fáceis de adquirir eram adotados, como sibilas ou baralhos caseiros (embora, atualmente, muitos praticantes de hoodoo prefiram adotar baralhos mais comuns, como o Waite ou o Lenormand). Em alguns casos, punhados de ossos, conchas e outros oráculos mais subjetivos são utilizados para a adivinhação, sempre possuindo um contato muito íntimo com a identidade pessoal do magista.

Entre seus livros mágicos, o mais comum de todos é a Bíblia. Como fórmulas egregóricas repetidas há milhares de anos, o Antigo Testamento é o preferido do hoodoo para práticas mágicas, com salmos e cânticos repetidos à exaustão para os mais diferentes intuitos mágicos, com usos pontuais de trechos do Novo Testamento. A própria Bíblia é um amuleto por si só, e a presença de uma na sua bolsa ou no bolso da jaqueta são por si só uma presença que neutraliza o mal.

O que é voodoo?

O que é voodoo?

Voodoo, ou vudu, é uma religião africana (da região da África Ocidental) com similaridades com a umbanda, o candomblé e a kimbanda. Embora frequentemente confundida com o hoodoo, a ligação entre ambas não é tão forte e significativa quanto as pessoas creem (algo engraçado, visto que a maioria das vezes que as pessoas citam voodoo na mídia elas estão, na verdade, fazendo referências a práticas hoodoo).

Suas crenças, em um geral, envolvem culto aos ancestrais, crença em espíritos superiores e inferiores (e a negociação e culto relacionados a estes), divindades, entre outros. O candomblé e o xangô são considerados descendentes variantes do voodoo tradicional ligados ao Brasil.

Conclusão

Embora o uso de mistos entre práticas mistas entre diferentes tipos de magia seja desencorajado pelos mais puristas, o hoodoo aplica isto às últimas consequências, sendo uma tradição mágica altamente sincrética que une as crenças mágicas mais comuns de Nova Orleans em um único núcleo mágico definido.

Com sua utilização prática e facilitada, é uma das formas mais simples de se adentrar no mundo da magia, com feitiços bem objetivos e focalizados. Como toda a prática mágica, deve se ter muito respeito ao utilizar os diferentes elementos do hoodoo, para se obter os resultados da forma mais funcional e útil possível.

Comentários